Sebastião Scalfone

Patriarca da família que dá nome ao Escritório, Sebastião Scalfone é contador e advogado formado, respectivamente, em 1979 e em 1984, sempre pela Universidade Cândido Mendes.

Iniciou as suas atividades profissionais mais significativas nos anos 50 na extinta Revista O Cruzeiro. Em 1966 passou a trabalhar no escritório de advocacia Walmyr Mattos, onde manteve intenso contato com questões jurídicas e contábeis das empresas atendidas naquele escritório, evidenciando-se em sua carreira jurídica a consolidação do conhecimento prático sempre precedendo à formação acadêmica, peculiaridade que demonstra o interesse do profissional no seu próprio crescimento e que contribuiu para a solidez da sua formação acadêmica e profissional. Da sua atuação profissional podemos destacar a assessoria jurídica prestada ao longo dos anos 80 a 90 para o grupo econômico cuja holding era a companhia de navegação Frota Oceânica Brasileira, sendo integrado o referido grupo, dentre outras, pelas companhias de navegação Frota Amazônica e Navego; pelas salineiras SOSAL, SALMAC e Salinas Guanabara, destas tendo participado, inclusive, da negociação para suas aquisições pelo grupo; pela Companhia de Participação COPE, gestora do outrora conhecido Haras Santana do Livramento; e, pela CNA – Cia. Nacional de Álcalis, adquirida pelo grupo em uma das primeiras privatizações realizadas no Brasil, logo após a implementação do PND – Programa Nacional de Desestatização, criado pela Lei nº 8.031/1990, tendo participado da assessoria jurídica (due diligence) que precedeu à aquisição societária. Prestou assessoria, ainda, para as conceituadas empresas Júlio Borgoricin, Quartzolit, BMG Corretora, Banco Mineiro — do qual participou da negociação para a venda para o Banco Itaú — e para o Jornal O Dia, dentre várias outras.

O histórico deste profissional exemplifica a sua versatilidade ao transitar pelas áreas jurídicas de interesse dos mais diversos segmentos empresariais, atuando ele mais marcantemente na área cível, embora sua vasta experiência lhe tenha permitido transitar com desenvoltura pelas mais diversas áreas do Direito, atendendo tanto a pessoas jurídicas quanto físicas, seja no âmbito consultivo, seja na esfera do contencioso.

Em 1994 empreendeu seu próprio escritório e em 2011 fundou o Scalfone Advogados, do qual se desligou em 2019 para gozar em vida seu merecido descanso.

O registro da história desse profissional é a forma encontrada pelo Escritório Scalfone Advogados para homenagear seu fundador, profissional por todos admirado e respeitado, a quem o Escritório agradece pelo legado.