Sebastião Scalfone

Patriarca da família que compõe o escritório Scalfone Advogados, Sebastião Scalfone é contador e advogado formado, respectivamente, em 1979 e em 1984, sempre pela Universidade Candido Mendes. Iniciou as suas atividades profissionais mais significativas nos anos 50 na Revista O Cruzeiro.

Em 1966 passou a trabalhar no escritório de advocacia Walmyr Mattos, onde manteve intenso contato com questões jurídicas e contábeis das empresas atendidas naquele escritório, evidenciando-se em sua carreira jurídica a consolidação do conhecimento prático sempre precedendo a formação acadêmica, peculiaridade que demonstra o interesse deste profissional no seu próprio crescimento, a qual contribuiu para a solidez da sua formação acadêmica e profissional. Destacam-se entre as principais empresas assessoradas pelo Sócio em sua carreira as companhias de navegação Frota Amazônica, Navego, Frota Oceânica Brasileira; as salineiras SOSAL, SALMAC e Salinas Guanabara, destas tendo participado, inclusive, da negociação para suas aquisições; a Cia. de Participação COPE, gestora do outrora conhecido Haras Santana do Livramento, todas elas integrantes de um grupo de mais de vinte empresas lideradas pela Frota Oceânica. Prestou assessoria, ainda, para as empresas Julio Borgoricin, Quartzolit, BMG Corretora, Banco Mineiro — do qual participou da negociação para a venda para o Banco Itaú — e para o Jornal O Dia, dentre várias outras empresas.

A atuação deste Sócio exemplifica a sua versatilidade ao transitar pelas áreas jurídicas de interesse dos mais diversos segmentos empresariais. Importante destaque merece também a participação deste Sócio, em meados de 1992, na assessoria jurídica (due diligence) para a privatização da CNA – Cia. Nacional de Álcalis, também adquirida pelo grupo empresarial liderado pela Frota Oceânica, uma das primeiras privatizações realizadas no Brasil, em decorrência da então recente implementação do PND – Programa Nacional de Desestatização, criado pela Lei nº 8.031/1990. Desde 1994 o sócio vem capitaneando o seu próprio escritório, embrião deste Scalfone Advogados, atendendo tanto a pessoas jurídicas quanto físicas, prestando assessoria no âmbito consultivo e patrocinando-os na esfera do contencioso. Atua mais marcantemente na área cível, embora sua vasta experiência, como visto, lhe permita transitar com desenvoltura pelas mais diversas áreas do Direito.